Preocupação

Pelotas e Rio Grande com aumento de casos de Covid

Dados apontam considerável crescimento da doença em outubro, acendendo alerta

Foto: Rodrigo Chagas - Ascom - Casos estão aumentando em Pelotas e Rio Grande

Por João Pedro Goulart
[email protected]
(Estagiário sob supervisão de Lucas Kurz)

Nas últimas semanas, Rio Grande tem apresentado um crescimento semanal do número de contaminações pelo vírus da Covid-19, o que fez com que a Secretaria de Saúde da cidade voltasse a alertar a população para que continue buscando atualizar a Caderneta de Vacinação com as vacinas do calendário anual que não estão em dia e, principalmente, com a da Covid-19. Em comunicado, a SMS indicou que deverá manter o trabalho de conscientização da importância da cobertura vacinal completa e continuará com recomendações de prevenção para evitar uma nova onda da doença.

A retomada da cautela com a doença foi alicerçada em dados da Vigilância Epidemiológica, que indicam os números de novos casos de pessoas contaminadas por coronavírus no mês de outubro. A crescente gradual foi verificada na segunda semana do mês, que computou 18 casos, o dobro em comparação à primeira semana, nove casos. A terceira semana de outubro confirmou a evolução gradual no quadro de infecção, registrando 35 resultados positivos. Além disso, ainda, houve um óbito na cidade.

A secretária da saúde de Rio Grande, Zelionara Branco, explica que os números não preocupam no momento, mas o problema é que eles sempre crescem em progressão. "Já recomendamos os cuidados individuais e coletivos. Para quem tem sintomas, a importância de procurar o serviço de saúde para identificação para testar. Se confirmar a Covid-19, fazer o isolamento adequado. Todo sintomático deve usar máscara, mesmo que esteja ou não positivado. Evitar ambientes onde tenham pessoas sintomáticas e manter os ambientes arejados", enfatiza a secretária.

Zelionara reitera que os protocolos de hoje são diferentes do início da pandemia. "Hoje existe uma maior flexibilização em função da vacinação, e redução do tempo de isolamento, mas é importante que a pessoa informe que ela tem sintomas, que está com um quadro gripal, para seguir o processo de avaliação", aponta. Ela aproveitou para fortalecer a relevância do processo vacinal, pedindo às pessoas que não estão com a vacina em dia que procurem os postos para fazer a atualização.

Pelotas

Em Pelotas, durante o mês de outubro, foram confirmados 28 casos de Covid-19, de acordo com o painel do Coronavírus da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, com um óbito pela doença. A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS) de Pelotas, Aline Machado, explica que com relação à busca ativa de faltosos, a SMS continua oferecendo a vacina em todas as UBSs e trabalha com os agentes comunitários de saúde, para que façam essa busca em seus territórios. "Nossa principal preocupação é com a população com maior vulnerabilidade para adoecer como idosos, gestantes, crianças menores de dois anos e pessoas com comorbidades. Estamos fazendo também um trabalho com as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) para que se faça a busca ativa dos trabalhadores que ainda não têm o esquema vacinal completo. Precisamos melhorar a cobertura vacinal de Covid e Influenza, pois é a principal e mais efetiva de se combater as doenças", diz. A diretora reforça, ainda, que as medidas de prevenção e controle como o uso de máscaras e higienização das mãos devem ser mantidas pelas pessoas que apresentam sintomas gripais.

Sobre o cenário atual, Aline relata que os casos estão aumentando e a partir disso a Secretaria de Saúde está monitorando a ocupação de leitos em hospitais e emitindo alertas para que a população se atente para as medidas de prevenção e controle. "Temos um cenário de atenção para que se intensifique ações de prevenção e controle nos serviços de saúde e principalmente que sejam usadas por pessoas com sintomas de doenças respiratórias e todo o reforço de orientação está sendo feito nos serviços, incluindo os hospitais. É bom que se lembre que temos outros vírus respiratórios como o vírus da Influenza circulando e as medidas de precaução devem ser as mesmas", completa.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Depois de cinco meses, Pelotas volta a ter saldo positivo de empregos Anterior

Depois de cinco meses, Pelotas volta a ter saldo positivo de empregos

Obra do monumento Velas ao Vento entra na reta final Próximo

Obra do monumento Velas ao Vento entra na reta final

Deixe seu comentário